Tratando transtornos de ansiedade com terapia
Caso você tenha um transtorno de ansiedade, você precisa saber que ele pode ser tratado. A terapia (também chamada de psicoterapia clínica) muitas vezes é um tratamento útil para transtornos de ansiedade. Na terapia, um terapeuta treinado pode ajudá-lo a encarar e aprender a controlar a sua ansiedade. A terapia pode ser de curta ou de longa duração. Depende das suas necessidades. Em alguns casos, medicamentos também podem ser receitados junto com a terapia. Pode demorar um tempo até que você perceba o quanto a terapia está ajudando. Porém, é importante persistir. Você pode se sentir melhor com a terapia.
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) ensina a controlar a ansiedade. Ela faz isso ajudando você a entender como pensa e age quando está ansioso. As pesquisas mostram que a TCC funciona muito bem para transtornos de ansiedade. A TCC inclui deveres de casa e atividades. Essas tarefas ajudam a desenvolver habilidades para lidar com a ansiedade passo a passo. A TCC pode ser feita em grupo ou individualmente. Ela geralmente requer uma determinada quantidade de sessões. A TCC é dividida em 2 partes principais:
-
Terapia cognitiva. Ajuda a identificar os pensamentos negativos e irracionais que surgem com a ansiedade. Você aprenderá a substituir esses pensamentos por outros mais positivos e realistas.
-
Terapia comportamental. Ajuda a mudar como você reage à ansiedade. Você aprenderá habilidades e métodos de relaxamento para ajudar a lidar melhor com a ansiedade.
Outros tipos de terapia
Outros tipos de terapia podem funcionar melhor para você que a TCC. Ou você pode passar da TCC para outro tipo de terapia, se o seu tratamento pedir essa mudança. Você pode consultar um terapeuta individualmente ou em grupo. A terapia também pode ajudar a trabalhar questões como dependência de drogas ou álcool. Essas substâncias podem piorar a sua ansiedade.

Demora um tempo para melhorar
A terapia pode ajudá-lo a sentir-se melhor, ensinando-lhe as habilidades necessárias para ajudar a controlar a ansiedade em longo prazo. Porém, as mudanças não ocorrem imediatamente. É necessário comprometer-se. E o tratamento só funciona se você aprender a encarar as causas da sua ansiedade. Portanto, pode ser que você se sinta pior antes de se sentir melhor. Às vezes, isso pode dificultar a continuidade do tratamento. Porém, lembre-se: a terapia é um tratamento muito eficaz. Os resultados valerão a pena.
Ajudando a si mesmo
Se a ansiedade estiver atrapalhando a sua vida, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para lidar com ela:
-
Consulte o seu médico. Ele pode descartar quaisquer problemas físicos que possam estar causando os seus sintomas de ansiedade.
-
Pesquise mais sobre transtornos de ansiedade. Busque recursos virtuais e livros úteis que você pode usar durante períodos estressantes.
-
Use métodos de controle do estresse, como a meditação.
-
Participe de grupos de apoio virtuais ou presenciais.
-
Não lute contra o que está sentindo. Quando mais você se preocupar com a ansiedade, pior ela ficará. Em vez disso, tente descobrir o que desencadeou a sua ansiedade. Em seguida, tente mudar de perspectiva em relação a essa ameaça.
-
Lembre-se de que você não pode controlar tudo. Mude o que for possível. Deixe que o resto aconteça naturalmente.
-
Faça exercícios. É uma ótima forma de aliviar a tensão. Isso ajudará o corpo a sentir-se relaxado.
-
Investigue quais são as fontes de estresse na sua vida. Tente encontrar formas de fazer mudanças.
-
Não consuma cafeína nem nicotina. Essas substâncias podem piorar os sintomas de ansiedade.
-
Não consuma álcool nem medicamentos não receitados em busca de alívio. Eles só pioram as coisas com o passar do tempo.
Online Medical Reviewer:
Marianne Fraser MSN RN
Online Medical Reviewer:
Paul Ballas MD
Online Medical Reviewer:
Raymond Kent Turley BSN MSN RN
Date Last Reviewed:
5/1/2020
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. Todos os direitos reservados. Estas informações não pretendem substituir cuidados médicos profissionais. Siga sempre as instruções do seu profissional da área de saúde.