Lidando com o luto
Você não vai se sentir melhor de um dia para o outro. No início, você pode sentir apenas tristeza o dia todo. Mas há esperança. Com o tempo você vai se sentir melhor, contanto que você se permita ficar de luto. O luto é necessário para, no final, sentir-se melhor. Dói, mas é uma parte normal do processo de cura.
A primeira reação
Geralmente, a primeira reação é a mais forte. Talvez você chore bastante. Ou você pode sentir um torpor profundo ou choque. Cada um sente o luto do seu jeito, mas há sinais comuns de luto:
-
Mudanças bruscas de humor
-
Ansiedade e solidão por não estar junto do seu ente querido e querer trazer a pessoa de volta.
-
Dormir em excesso ou muito pouco
-
Comer em excesso ou pouco demais.
-
Dificuldade de pensar com clareza
-
Dificuldade de concentração. Isso pode incluir dificuldade de entender textos.
-
Desejo de ficar sozinho o tempo todo
Para a maioria das pessoas, estes sintomas diminuem após 6 a 12 meses. Converse com o seu médico, se seus sintomas durarem mais do que 12 meses.
Dê um tempo a si mesmo
No começo, tente não esperar muito de si mesmo. Talvez seja difícil se concentrar, trabalhar ou cuidar das responsabilidades familiares por um tempo. Reserve mais tempo do que o habitual para realizar suas atividades, já que você pode se distrair. Não tenha medo de pedir ajuda, mesmo para tarefas de rotina, como pagar contas e fazer compras. No início, até mesmo as pequenas tarefas podem parecer muito pesadas. Reserve um tempo para si mesmo. Faça coisas que você gosta. Faça um passeio no campo ou leia um livro. Pode parecer que nada o deixa feliz. Mas saiba que o tempo realmente ajuda.
Conheça seu processo de luto
Permita-se sentir todas as suas emoções e passar por todo o seu luto. O processo é repleto de altos e baixos. Um dia você pode se sentir bem melhor. No dia seguinte talvez você chore novamente. A sua resposta é influenciada pelos seus sentimentos pessoais, contexto cultural, família, crenças espirituais e comunidade. Tente não pensar assim: “Eu já deveria estar me sentindo melhor agora”. Não há nenhuma obrigação nem estágios definidos de luto. Sinta e processe seu luto por quanto tempo precisar. Lembre dos bons tempos e momentos que você passou com seu ente querido. Lembrar como você superou perdas no passado pode ajudar. Assim, o luto não vai parecer tão assustador e insuperável. Converse com o médico se estiver preocupado com o seu processo de luto.
Online Medical Reviewer:
L Renee Watson MSN RN
Online Medical Reviewer:
Marianne Fraser MSN RN
Online Medical Reviewer:
Sabrina Felson MD
Date Last Reviewed:
4/1/2023
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. Todos os direitos reservados. Estas informações não pretendem substituir cuidados médicos profissionais. Siga sempre as instruções do seu profissional da área de saúde.